Cesar Cielo conquista a medalha de ouro nos 50 m borboleta e cai no choro
Satiro Sodré/Agif/Divulgação
O nadador brasileiro Cesar Cielo acrescentou nesta segunda-feira (25) mais um título mundial para seu currículo, ao vencer a prova dos 50 m borboleta no segundo dia de finais do Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, na China.
Após a vitória, obtida com o tempo de 23s10, Cielo caiu no choro na piscina. Esta é sua primeira grande conquista desde que foi flagrado no exame antidoping com o diurético furosemida, proibido por estimular o emagrecimento e mascarar anabolizantes.
Cielo, que alega ter tomado um complexo alimentar de cafeína contaminado, foi liberado para disputar o Mundial apenas na semana passada, dois dias antes do início das provas, em julgamento pela CAS (Corte Arbitral do Esporte), que manteve a decisão da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), que apenas o advertiu pelo caso.
Uma cena curiosa foi que, após a prova, apenas um dos outros sete nadadores foi cumprimentar o brasileiro. Nos últimos dias, vários adversários reclamaram da decisão de liberar Cielo para nadar, entre eles o astro norte-americano Michael Phelps - que já cumpriu três meses de suspensão por uso de maconha, em 2009.
O resto do pódio foi australiano: Mathew Target ficou com a medalha de prata, com 23s28, e Geoff Huegill levou o bronze, com 23s35. O francês Fred Bousquet, um dos poucos a sair em defesa de Cielo - ele também foi flagrado no antidoping e pegou uma punição branda -, acabou na quarta posição, com 23s38.
Cielo ainda busca mais duas medalhas de ouro no Mundial: disputará os 50 m livre e os 100 m livre, provas que venceu na última edição do torneio, em 2009, em Roma, na Itália. Ele também é o recordista mundial das duas provas, com marcas obtidas no tempo dos maiôs "tecnológicos", que hoje estão proibidos.
0 comentários:
Postar um comentário